Lições de gênero da Disney


por Roberta Gregoli

Vocês já devem ter visto esse tipo de meme das princesas da Disney circulando pela internet. Achei tão interessante que decidi compilar as melhores frases de diferentes versões e traduzir para o português:


É claro que essas prescrições de gênero não afetam somente as mulheres. Vejam este dos príncipes:


Mesmo vendo desde quão cedo esses valores são inculcados em nós, ainda temos que aguentar pessoas que culpam as mulheres pela vaidade e pela competição feminina.

A conclusão é que os ideais de gênero, além de ensinados desde muito cedo, são inalcançáveis. Para ambos os sexos. Mas às mulheres são negados qualquer agência e talento próprio e somos incentivadas a abrir mão de qualquer sonho ou vocação, e a passar por cima de qualquer abuso para ficar com um homem. 

Precisamos de novas histórias.

3 comentários:

  1. Estava discutindo esse assunto com meu noivo. E ficamos um tempão tentando encontrar uma história onde a mulher não seja retratada como algo que não pode se defender, frágil,dócil,débil,sexual,luxurioso,um objeto sexual e cópia barata do mocinho (mulher gato) e não encontramos. Ele é louco por quadrinhos e ficou decepcionado ao constatar isso. Triste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog e pelo comentário, Joane! Existem algumas exceções na própria Disney, como a Mulan e agora a Merida de Valente, que é simplesmente fantástica!

      Excluir
  2. mas mulan não é exceção, tem uma música cantada por uns soldados q deixa isso bem claro, eles falam da necessidade de ter "alguém pra quem voltar", mas é só pela necessidade de ter alguém q cuide de suas feridas de guerra e ter alguém q cozinhe pra eles, Guacira Lopes fala muito sobre isso, é um tema bem interessante

    ResponderExcluir